Spellbound (Dungeons & Dragons): Save vs. YouTube: Wizards, de Ralph Bakshi

quarta-feira, maio 06, 2009

Save vs. YouTube: Wizards, de Ralph Bakshi

Já ouviu falar do Ralph Bakshi? Ele é um cineasta/animador nascido em Israel que fez carreira no circuito independente americano, dirigindo filmes e longas de animação.

O Sr. Bakshi é notório por usar e abusar de uma técnica chamada rotoscopia, que consiste basicamente em desenhar por cima de quadros filmados, deixando a animação mais realista. A explicação é meio grosseira, mas se você se interessou, é só clicar no link.

O que isso tem a ver com D&D? Bom, dois dos longas animados mais conhecidos dele são uma (um tanto infame) adaptação de O Senhor dos Anéis, feita nos anos 70, um bom tempo antes do Peter Jackson sonhar em realizar um longa live-action. O filme foi lançado, terminado nas coxas por falta de orçamento, e a segunda parte, que deveria cobrir O Retorno do Rei, nem saiu (na verdade, foi feita por outro diretor, num estilo consideravelmente diferente).

O outro é o tema do vídeo dessa semana, Wizards, de 1977. Esse tem bastante a ver com cenários old school: se passa numa Terra pós-holocausto nuclear onde a tecnologia foi proibida e a magia existe. A história do filme foca na rivalidade entre dois magos, sendo que um deles descobre rolos perdidos com discursos de Hitler (e outras filmagens nazistas da II Guerra) e as usa para levantar um novo reich. Hordas de mortos-vivos nazi em meio a outras criaturas fantásticas e trilha sonora de funk e jazz. Não preciso dizer mais nada.

Confira o trailer, que eu descobri graças ao Grognardia.



Wikipedia mão na roda: leia mais sobre o filme clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário